Freguesia
História
São Gonçalo
A Reorganização Administrativa do território das Freguesias, aprovada pela Assembleia da República (Lei Nº56/2012, de 8 de novembro e Lei Nº11-A/2013, de 28 de janeiro) alterou significativamente o mapa de freguesias de Portugal Continental.
As Freguesias de São Sebastião e Santa Maria passaram a ter a designação de “União das Freguesias de Lagos (São Sebastião e Santa Maria) com um território único, sendo a sua Sede na Rua das Juntas de Freguesia, Lote 12 – R/C, Lagos, 8600-706 Lagos.
Após Ato Eleitoral decorrido no dia 29 de setembro de 2013, os novos Órgãos Autárquicos foram instalados e tomaram posse no dia 15 de outubro de 2013.
O Executivo da Junta de Freguesia decidiu prôpor à Assembleia de Freguesia a alteração da designação desta Autarquia.
A Assembleia de Freguesia aprovou a criação de uma Comissão composta por um elemento de cada força partidária representada na mesma. Essa Comissão selecionou dois nomes como possível designação: Freguesia de São Gonçalo de Lagos ; Freguesia de Lagos.
Para a auscultação da população realizaram-se seis Sessões de Esclarecimento, tendo sido posteriormente enviado por via postal um folheto onde o cidadão poderia indicar a sua preferência.
A mais votada foi a primeira escolha, e como tal, o Executivo elaborou uma proposta de alteração para a designação de Freguesia de São Gonçalo de Lagos, que após aprovada pela Assembleia de Freguesia, foi enviada para a Assembleia da República, tendo a mesma sido aprovada e posteriormente publicada em Diário da República (Lei Nº108/2015, de 26 de agosto).
PRESIDENTES
Presidente
Santa Maria
Santa Maria abrangia uma área de 9.32 km 2 e possuía a maior parte do território denominado de Centro Histórico (núcleo primitivo) da Cidade de Lagos.
Santa Maria, foi no passado, como afirma José António de Jesus Martins em “Estudo Histórico – Monográfico – A Freguesia de Santa Maria”, uma freguesia que, a nível económico, vivia do setor primário, com primordial importância para a indústria do pescado. Entretanto, todas as transformações que se operaram, quer na conjuntura nacional, quer na internacional, bem como a sua localização geográfica contribuíram, em larga escala, para o seu desenvolvimento económico. O setor terciário destaca-se em relação aos restantes, tendo o comércio e serviços um papel de relevo na economia local, em especial destaque para a hotelaria, a restauração e bebidas. Existem, contudo, algumas pequenas empresas ligadas a áreas como a doçaria tradicional, que também desempenham um papel importante, tanto a nível económico, como a nível de projeção da imagem da Freguesia.
A Freguesia de Lagos Santa Maria tem as suas fundações quando da reconquista da antiga Lagos (Al – Zauaija do período Árabe), pelos cristãos de 1249-50. Reinando D. Afonso III, a Lagos cristã vai crescendo em poderio económico e político e a partir do século XIV é fundada a Igreja de Santa Maria da Graça, aquela que deu origem à titularidade da Freguesia, embora a sua Matriz tivesse como primitiva invocação, Nossa Senhora da Encarnação. Isto é, a atual Igreja de Santa Maria era da Misericórdia e devido à destruição da Igreja de Santa Maria da Graça, pelo Terramoto de 1755, o culto ministrado nessa igreja passou para a igreja da Misericórdia com a invocação de Santa Maria.
Sendo a mais antiga freguesia urbana de Lagos, na mesma podemos salientar que intramuros se desenvolveram os mecanismos do seu desenvolvimento e foi palco de entrada de Reis e Rainhas que passavam para o Algarve e para a Conquista de Ceuta, Tânger, Alcacer-Ceguer e Alcacer-Quibir.
Local de nascimento de ilustres figuras do Algarve e de Portugal (ex. São Gonçalo de Lagos (padroeiro da cidade), Gil Eanes (navegador); Júlio Dantas (diplomata), etc.), ainda encontramos no tempo atual muitos vestígios dos séculos XVI a XVIII e todos constituem locais de visita obrigatórios para quem pretende conhecer o seu Passado associado aos Descobrimentos Portugueses.
PRESIDENTES
Presidente
Presidente
Presidente
São Sebastião
Foi edificada na segunda metade do século XV, quando do surto de Peste verificado em Lagos, passando o padroeiro (Nossa Senhora da Conceição) da igreja existente nos arrabaldes da então Vila a ser S. Sebastião, considerado o Santo advogado contra a Peste. O aglomerado que não podia habitar dentro da Vila-a-Dentro localizava-se fora das muralhas Quatrocentistas, sendo esta área de Lagos constituída por povo, nas categorias de pescadores e trabalhadores da terra, que diariamente iam vender os seus produtos dentro da cintura de muralhas existente.
O culto, então alterado, seria no século XVI retomado em outro edifício religioso, consagrado a Nossa Senhora da Conceição, conhecido, também, por igreja das Freiras.
São Sebastião tinha uma área de 19,84 km² e era a freguesia mais populosa da cidade. Compreendia não só parte da cidade de Lagos como também alguns arredores. Na cidade em si, compreendia a zona norte da cidade velha e as zonas mais a nordeste. Fora da cidade, compreendia as localidades de Portelas, Chinicato, Sargaçal, Meia-Praia, entre outras mais pequenas. No que diz respeito ao património mais significativo há a apontar a Igreja de S. Sebastião, a antiga Estação dos Caminhos de Ferro (construído em 1924 este imóvel constituí um belo exemplar da arquitetura pública dos anos 20), ou as Ermidas de S. João Batista e de Nossa Senhora dos Aflitos.
Também no centro Histórico da Cidade pode ser visitado o edifício onde já funcionou a Câmara Municipal de Lagos e que atualmente é um local de exposições. Refira-se que o edifício dos Antigos Paços do Concelho foi edificado em 1798, tendo sofrido obras de beneficiação em 1805 e em 1884, altura em ardeu o seu Arquivo Municipal. Em 1987 teve obras de conservação e remodelação. A área do comércio tem um peso significativo na economia em S. Sebastião. A diversidade e beleza da paisagem campestre e a existência de belíssimas praias aliam-se aos monumentos que atestam uma história de oito séculos.
Esta realidade tem levado a que o Turismo constitua uma das maiores fontes económicas.
PRESIDENTES
Presidente
Presidente
Presidente
Presidente
Presidente