Freguesia

Heráldica

Freguesia | Heráldica

São Gonçalo

A Interpretação da Simbologia

Os símbolos integrados na Ordenação da Freguesia de São Gonçalo de Lagos têm como base a historiografia das anteriores Freguesias, estando presente a flor de lis (um dos elementos incluídos no Brasão de Armas do Infante D. Henrique) como pertencente à anterior Ordenação Heráldica da Freguesia de Santa Maria, assim como as águias adragonadas (esta simbologia encontra-se na anterior Ordenação Heráldica da Freguesia de São Sebastião), elemento este que podemos encontrar no Pórtico do século XV da atual Igreja de São Sebastião.

Quanto à faixa ondada com os quatro atuns, aos mesmos se deve (em nome de quatro) o reconhecimento, no século XVII, pela Igreja Católica, de Gonçalo de Lagos, como Beato, com honras de Santo em Portugal. Esta simbologia dos Atuns está associado milagre dos atuns conhecido desde o século XIV e realizado na então Vila de Lagos.

As quatro torres aparentes (conhecidas por castelos) constitui algo novo no município de Lagos, uma vez que esta nova freguesia, pelo usufruto das quatro torres patentes no Brasão, encontra-se equiparada a Vila, tal como as já existentes no município de Lagos (Bensafrim, Luz e Odiáxere).

Brasão de ouro, faixa ondada de azul, carregada de quatro atuns de prata, acompanhada, em chefe por flor de lis de azul, e em campanha, por duas águias adragonadas de vermelho, postas em cortesia, realçadas de negro.
Coroa mural de quatro torres aparentes.
Listel de prata com a legenda a negro: “São Gonçalo de Lagos”.

Bandeira de Azul.
Cordões e borlas de ouro e azul.
Haste e lança de ouro.

Selo nos termos do artº 18 da lei nº53/91, a legenda: “Freguesia de São Gonçalo de Lagos”

 

Santa Maria

Breves notas sobre a interpretação da Ordenação Heráldica:

Do conjunto dos elementos patentes na Ordenação Heráldica desta Freguesia alguns se destacam. Patente no Brasão: encontramos algo que nos é proposto como sendo “uma canoa algarvia” bem como uma “flor-de-lis de azul”. Estes dois elementos constituem o que de mais importante existe para a História do Algarve e para a História da Heráldica.

A presença desta embarcação na Ordenação Heráldica desta Freguesia é importante atendendo ao passado histórico deste concelho e ao pioneirismo dos Descobrimentos Portugueses cuja fase Henriquina aqui se desencadeou.

No que concerne à presença da flor-de-lis devemos referir sobre o assunto o que nos é proposto pela Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira: “As flores-de-lis são frequentes no brasão português. Representam em geral uma concessão dos reis de França, em cujas armas figuram desde Luís VII., principalmente quando em campo azul”.

Inserido no Brasão encontramos “um pé ondado de verde e prata de três tiras “ dando-nos a ideia do mar e da sua importância no contexto da simbologia existente. Finalizando, temos a presença e uma coroa mural de prata de três torres definindo a atribuição de que se trata de uma freguesia, ao invés de uma Vila (com quatro torres ) ou Cidade (com cinco torres).

No âmbito de um outro elemento heráldico – a Bandeira, apresenta a mesma como cromatismo o verde, sendo composta por um cordão e borlas de prata e verde, completada por uma haste e lança de ouro.

Brasão Santa Maria, Lagos
Composição da Ordenação Heráldica da Freguesia

Brasão: escudo de prata, canoa algarvia de negro, mastreada e cordoada do mesmo, realçada e vestida de vermelho, vogando sobre um pé ondado de verde e prata e três tiras; em chefe, à dextra, flor-de-lis de azul. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: LAGOS – SANTA MARIA.

Bandeira: verde. Cordão e borlas de prata verde. Haste e lança de ouro.

Selo: nos termos da lei, com a legenda: “Junta de Freguesia de Lagos – Santa Maria”.

São Sebastião

Ordenação Heráldica do Brasão, Bandeira e Selo Branco da Freguesia de S. Sebastião

Pela Lei Nº53/91 de 7 de Agosto, as Juntas de Freguesia de Portugal puderam solicitar às entidades competentes uma Ordenação Heráldica que as identificasse no plano interno e externo do seu Município. Até 1993, somente Lagos, enquanto Município, desfrutava de uma Ordenação Heráldica, consignada, no então, Diário de Governo com o Nº197, /I série, de 24 de Agosto de 1967.

Deste modo, pelo Parecer emitido pela Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses e publicado no Diário da República, III Série, de 15 de Setembro de 1993, ficamos a conhecer a Ordenação Heráldica do Brasão, Bandeira e Selo Branco da Freguesia de S. Sebastião, do Município de Lagos e que é constituído pela seguinte nomenclatura:

Brasão São Sebastião, Lagos

Brasão – escudo de vermelho, com coroa antiga de ouro, trespassando por três setas abatidas de prata passadas em feixe e duas águias, adragonadas, em cortesia, realçadas de negro, tudo disposto em roquete. Coroa mural de três torres de prata. Listel branco, com a legenda a negro, em maiúsculas: “S. Sebastião – Lagos”.

Bandeira – de amarelo. Cordão e borlas de ouro e vermelho. Haste e lança de ouro.

Selo branco – circular, com as peças do escudo sem a indicação de cores e metais, tudo envolvido por dois círculos concêntricos, onde corre a legenda: “Junta de Freguesia de S. Sebastião – Lagos”».

 

 

Transcrito o Parecer da Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses, passemos ao significado dos Elementos Heráldicos existentes na Ordenação.

No que respeita aos elementos pertencentes ao Brasão, diremos que o vermelho significa o sangue do mártir S. Sebastião, A coroa antiga de ouro, trespassada por setas abatidas de prata passadas em feixe, tem o significado de existirem no Pórtico da Igreja de S. Sebastião, onde as setas representam o objecto do primeiro martírio do Santo. As águias adragonadas encontram-se presentes no Pórtico antigo do Templo e são um dos trabalhos mais bem realizados em pedra e preferidos para a constituição desta Ordenação Heráldica.

Quanto à coroa mural de três torres, todos sabemos que na representatividade dos Elementos na Heráldica de Domínio Municipal tem o significado de Freguesia, enquanto as de quatro e cinco torres, associam-se à Vila e Cidade respectivamente.

Na Bandeira, onde o Brasão se inclui, encontramos o Listel com a denominação da localidade, sendo as cores da Bandeira desta Freguesia exclusivamente o amarelo, aliás, também presente na do Município. O trabalho final dá-nos um cromatismo bastante agradável numa harmonia de elementos Heráldicos muito interessantes.

O Selo branco, o elemento identificador que marca a proveniência do expediente administrativo da Junta de Freguesia, possui o registo da localidade incluindo a respectiva Junta de Freguesia.

A terminar, esta Ordenação Heráldica de Domínio Municipal veio, a partir desse momento, enriquecer o panorama da Heráldica de Domínio Municipal, ficando Lagos mais enriquecido e ainda mais associado à história da Heráldica em Portugal.

Em termos de simbologia, observe-se, pois, as respectivas partes integrantes e mencionadas anteriormente.

PARTILHA
Procurar