Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais
Temos 77 visitantes online, total de visitas: 566.058

História

A Reorganização Administrativa do território das Freguesias, aprovada pela Assembleia da República (Lei Nº56/2012, de 8 de novembro e Lei Nº11-A/2013, de 28 de janeiro) alterou significativamente o mapa de freguesias de Portugal Continental.

As Freguesias de São Sebastião e Santa Maria passaram a ter a designação de “União das Freguesias de Lagos (São Sebastião e Santa Maria) com um território único, sendo a sua Sede na Rua das Juntas de Freguesia, Lote 12 – R/C, Lagos, 8600-706 Lagos.

Após Ato Eleitoral decorrido no dia 29 de setembro de 2013, os novos Órgãos Autárquicos foram instalados e tomaram posse no dia 15 de outubro de 2013.

O Executivo da Junta de Freguesia decidiu prôpor à Assembleia de Freguesia a alteração da designação desta Autarquia. 

A Assembleia de Freguesia aprovou a criação de uma Comissão composta por um elemento de cada força partidária representada na mesma. Essa Comissão selecionou dois nomes como possível designação: Freguesia de São Gonçalo de Lagos ; Freguesia de Lagos.

Para a auscultação da população realizaram-se seis Sessões de Esclarecimento, tendo sido posteriormente enviado por via postal um folheto onde o cidadão poderia indicar a sua preferência.

 A mais votada foi a primeira escolha, e como tal, o Executivo elaborou uma proposta de alteração para a designação de Freguesia de São Gonçalo de Lagos, que após aprovada pela Assembleia de Freguesia, foi enviada para a Assembleia da República, tendo a mesma sido aprovada e posteriormente publicada em Diário da República (Lei Nº108/2015, de 26 de agosto).