Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais
Temos 55 visitantes online, total de visitas: 659.133

Heráldica

Composição da Ordenação Heráldica da Freguesia:
Brasão: escudo de prata, canoa algarvia de negro, mastreada e cordoada do mesmo, realçada e vestida de vermelho, vogando sobre um pé ondado de verde e prata e três tiras; em chefe, à dextra, flor-de-lis de azul. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: LAGOS – SANTA MARIA.
Bandeira: verde. Cordão e borlas de prata verde. Haste e lança de ouro.
Selo: nos termos da lei, com a legenda: “Junta de Freguesia de Lagos – Santa Maria”.
Breves notas sobre a interpretação da Ordenação Heráldica:
Do conjunto dos elementos patentes na Ordenação Heráldica desta Freguesia alguns se destacam. Patente no Brasão: encontramos algo que nos é proposto como sendo “uma canoa algarvia” bem como uma “flor-de-lis de azul”. Estes dois elementos constituem o que de mais importante existe para a História do Algarve e para a História da Heráldica.
A presença desta embarcação na Ordenação Heráldica desta Freguesia é importante atendendo ao passado histórico deste concelho e ao pioneirismo dos Descobrimentos Portugueses cuja fase Henriquina aqui se desencadeou.
No que concerne à presença da flor-de-lis devemos referir sobre o assunto o que nos é proposto pela Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira: “As flores-de-lis são frequentes no brasão português. Representam em geral uma concessão dos reis de França, em cujas armas figuram desde Luís VII., principalmente quando em campo azul”.
Inserido no Brasão encontramos “um pé ondado de verde e prata de três tiras “ dando-nos a ideia do mar e da sua importância no contexto da simbologia existente. Finalizando, temos a presença e uma coroa mural de prata de três torres definindo a atribuição de que se trata de uma freguesia, ao invés de uma Vila (com quatro torres ) ou Cidade (com cinco torres).
No âmbito de um outro elemento heráldico – a Bandeira, apresenta a mesma como cromatismo o verde, sendo composta por um cordão e borlas de prata e verde, completada por uma haste e lança de ouro.